Ligamos para Você
Solicitar um Atendimento Atendimento Online

G

Dicionário do Mercado Imobiliário

  • Gazebo - Espécie de quiosque pequeno, construído no jardim de uma edificação, cuja estrutura pode ser composta de alumínio, ferro ou madeira, e fechamento em vidro ou treliças. O gazebo pode se destinar à convivência social, relaxamento e/ou lazer.
  • Gleba - É a área de terreno que ainda não foi objeto de parcelamento regular, isto é, aprovado e registrado. Após o registro do parcelamento a gleba deixa de existir juridicamente, dando lugar aos lotes e áreas públicas dele decorrentes. Ou seja, sob a luz da lei 6.766/79, uma gleba é uma porção de terra que jamais foi loteada ou desmembrada.
  • Governança Corporativa - Práticas e relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital. Estas práticas abrangem os assuntos relativos ao poder de controle e direção de uma empresa, bem como as diferentes formas e esferas de seu exercício e os diversos interesses que, de alguma forma, estão ligados à vida das sociedades comerciais.
  • Gradil - Elemento de proteção, geralmente em ferro ou alumínio, utilizado em sacadas, varandas ou portões.
  • Granilite - Revestimento, geralmente utilizado em pisos e rodapés, composto por pedaços de mármore e granito, cimento, areia e água. Pode-se acrescentar pó colorido à mistura, dependendo do efeito desejado.
  • Guarnição - Na construção, marcos de portas ou janelas, cada uma das réguas de madeira fixadas, como arremate, nas testas do respectivo vão.
  • Guidance - Informação, normalmente divulgada por um diretor de uma companhia, indicativa da projeção de seus lucros futuros. Pode ser positiva ou negativa, e é do interesse especial para analistas, porque é indicador confiável do desempenho futuro da companhia. Pode exercer influência nas recomendações de retenção, de compra ou de venda da ação da companhia.